CHAPADA DIAMANTINA
A Chapada Diamantina está localizada na Serra do Sincorá que integra a Cadeia do Espinhaço, na região central do Estado da Bahia. Este território impressiona por sua imensidão, diversidade e beleza! Composto por serras, chapadas, vales, grutas, campos gerais e rupestres, conta com grande riqueza cultural, paisagística e natural. A Chapada Diamantina atrai visitantes de todo o mundo, atraídos por natureza, aventura, lazer, história e cultura.
IGATU
Natureza, Cultura e Aventura
Igatu é uma vila histórica da Chapada Diamantina, localizada no município de Andaraí - Bahia. É limítrofe ao Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Também conhecida como "Cidade das Pedras", é pitoresca, encravada entre afloramentos rochosos, ruínas históricas, rios e cachoeiras! Por aí passam os rios Coisa Boa, Pombos, Laranjeiras e Tamburis. Suas trilhas acessam também o Rio Piaba, o Rio Paraguaçu e o Vale do Pati.
Originária do século XIX, Igatu cresceu com o garimpo de diamantes que impulsionou o desenvolvimento da região. Foi próspera e populosa! No entanto, entrou em decadência com o declínio da atividade diamantífera na região, e a maioria de seus habitantes deixou o lugar. A vila ficou vazia, casas e comércios abandonados. Apesar das dificuldades, algumas pessoas resistiram e permaneceram. Progressivamente Igatu voltou a se desenvolver e se destacar na Chapada Diamantina.
Igatu foi tombada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico-Artístico Nacional) devido à importância e riqueza do seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico.
Contando com diversos patrimônios históricos, culturais e naturais, Igatu atrai visitantes de todo o mundo e tem o turismo como principal atividade econômica.
É um destino incrível de turismo histórico e cultural, bem como de turismo de natureza e aventura, impulsionados pela prática do trekking, da escalada e do mountain bike, vocações naturais do lugar!